Morada Ayurveda

“Sama Dosha Sama Agni Sama Dhatu Mala Kriyaaha Prasanna Atma Indriya Manaha Swastha Iti Abhidheeyate.” Charaka Samhita

Ayurveda         Serviços         Biblioteca         Contato

Ayurveda

Uma breve introdução ao Ayurveda

20 DE JANEIRO DE 2020          ISABEL NORÕES          AYURVEDA

Ayurveda – a Ciência da Vida, é um sistema de cura natural. Foi a 1ª medicina do mundo, é de origem Índiana, e existe a mais de 5.000 anos unido intimamente a visão yoguica da vida e da consciência.

Um dos sete sábios do rig veda, Bharadvaja (3.000 a.C), foi o responsável pela transmissão da ciência ayurvédica proveniente dos deuses superiores, especialmente Indra simbolizando o prana cósmico e Ashwins Kumaras as forças de polaridade que devem ser mantidas em harmonia em todos os níveis.

Para o Ayurveda, assim como estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, a saúde é um bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência da doença. Nossa alma, sentido e mente em harmonia.

“SAMA DOSHA SAMA AGNI SAMA DHATUS MALA KRIYA – PRASANNA ATMA INDRIYA MANA- SWATHA ITI ABHIDIATE” – Charaka Samhita .

Ayurveda classifica os seres humanos de acordo com os elementares (éter, ar, fogo, água e terra). 
Esses elementares se unem formando os doshas Vata (éter + ar), Pitta (fogo + água) e Kapha (terra + água), podendo formar até sete tipos diferentes de pessoas em todo o mundo, Vata, Pitta, Kapha, Vata- Pitta, Vata- Kapha, Pitta-Kapha e Vata-Pitta-Kapha, facilitando assim a compreensão da nossa natureza.

Os elementares possuem características próprias (atributos), os quais são de fundamental importância para a saúde dentro do princípio ayurvédico que afirma que atributos iguais aumentam os doshas e atributos diferentes diminuem o dosha. Por exemplo: a pessoa é Vata e come alimentos secos como folhas sem temperos, frutas secas, ela vai aumentar o dosha vata que é seco podendo ter desequilíbrios próprios desse Dosha.

Para compreendermos profundamente Ayurveda, precisamos incluir a Psicologia e a espiritualidade, pois reflete também certas percepções sobre a natureza da vida, tais como a lei do Karma, renascimento e evolução da humanidade para uma consciência superior. A compreensão física e psicológica não leva em consideração os métodos espirituais e meditativos.

No Ayurveda existe ramos de estudos, que são:

  • MEDICINA INTERNA (Kaya Chikitsa): O foco principal é o equilíbrio do dosha e do agni, com ênfase aos métodos de diagnóstico e aos estudos dos mecanismos das doenças.
  • DOENÇA DA CABEÇA E PESCOÇO (Shalaka Tantra): Enfoque voltados para o problema de otorrinolaringologia e oftalmologia.
  • CIRURGIA (Shalya Tantra): Sofisticados métodos de cirurgias criados a milhares de anos.
  • TOXICOLOGIA (Vishagara-Vairoth Tantra): Inclui o estudo da cura e da prevenção dos problemas de contaminação do ar, da água e toxinas animais , minerais e vegetais, envenenamento e seus antídotos.
  • PEDIATRIA e GINECOLOGIA: preparação para a fecundação, o pré e pós natal, tanto em relação a criança quanto a mãe. Estudo dos problemas femininos.
  • REJUVENESCIMENTO: Prevenção dos processos degenerativos e métodos de rejuvenescimento a nível celular, tanto no sentido de medicamentos como procedimento, estilo de vida e comportamento.
  • AFRODISÍACOS (Vajikarana): Procedimentos e ervas que aumentam Ojas, a imunidade. Afrodizíaco não se refere somente a libido sexual, mas a libido pela vida, a felicidade.
  • PSIQUIATRIA: É o estudo da mente, da consciência e de seus distúrbios, totalmente baseada na Ciência do Yoga. Todos esses ramos tem uma grande contribuição a dar ao mundo moderno.

Imagem: Jeremy Bishop | Unsplash

Compartilhar esse artigo:

Isabel Norões

Isabel Norões | terapeuta ayurvédica

Namastê! Comecei os meus estudos sobre o Ayurveda em 2011, o que transformou a minha vida. Criei a Morada Ayurveda para levar para mais pessoas os conhecimentos e benefícios do ayurveda.

doshas

O que são os Doshas?

As manifestações da natureza formadas por uma única substância que se apresentam em cinco estados diferentes que chamamos de elementares (éter, ar, fogo, água e terra) este é o Princípio Único -  manifestações cósmicas que combinadas formam os Doshas têm sua importância em conhecê-los pois eles definem nossa personalidade, nosso...

LER MAIS
doshas desequilíbrio

Os Doshas em desequilíbrio

Quando acumula-se muita energia, inicia um acúmulo gerando uma deficiência da auto-regulação, gerando formas de doenças fisícas, psicológicas ou sociais.

LER MAIS
agni fogo interno

Os 5 sinais de um bom Agni (fogo interno)​

O Agni é o fogo digestivo, ele tem o poder de transformar os alimentos, emoções, sentimentos, pensamentos e sensações em substâncias nutritivas para nosso pleno funcionamento. Quando ele está bem é capaz de limpar nossas toxinas (Ama) deixando nosso corpo e nossa mente harmonizados.

LER MAIS
× Estamos aqui para ajudar!