As manifestações da natureza formadas por uma única substância que se apresentam em cinco estados diferentes que chamamos de elementares (éter, ar, fogo, água e terra) este é o Princípio Único - manifestações cósmicas que combinadas formam os Doshas têm sua importância em conhecê-los pois eles definem nossa personalidade, nosso...
LER MAIS
Uma breve introdução ao Ayurveda
20 DE JANEIRO DE 2020 ISABEL NORÕES AYURVEDA
Ayurveda – a Ciência da Vida, é um sistema de cura natural. Foi a 1ª medicina do mundo, é de origem Índiana, e existe a mais de 5.000 anos unido intimamente a visão yoguica da vida e da consciência.
Um dos sete sábios do rig veda, Bharadvaja (3.000 a.C), foi o responsável pela transmissão da ciência ayurvédica proveniente dos deuses superiores, especialmente Indra simbolizando o prana cósmico e Ashwins Kumaras as forças de polaridade que devem ser mantidas em harmonia em todos os níveis.
Para o Ayurveda, assim como estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, a saúde é um bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência da doença. Nossa alma, sentido e mente em harmonia.
“SAMA DOSHA SAMA AGNI SAMA DHATUS MALA KRIYA – PRASANNA ATMA INDRIYA MANA- SWATHA ITI ABHIDIATE” – Charaka Samhita .
Ayurveda classifica os seres humanos de acordo com os elementares (éter, ar, fogo, água e terra).
Esses elementares se unem formando os doshas Vata (éter + ar), Pitta (fogo + água) e Kapha (terra + água), podendo formar até sete tipos diferentes de pessoas em todo o mundo, Vata, Pitta, Kapha, Vata- Pitta, Vata- Kapha, Pitta-Kapha e Vata-Pitta-Kapha, facilitando assim a compreensão da nossa natureza.
Os elementares possuem características próprias (atributos), os quais são de fundamental importância para a saúde dentro do princípio ayurvédico que afirma que atributos iguais aumentam os doshas e atributos diferentes diminuem o dosha. Por exemplo: a pessoa é Vata e come alimentos secos como folhas sem temperos, frutas secas, ela vai aumentar o dosha vata que é seco podendo ter desequilíbrios próprios desse Dosha.
Para compreendermos profundamente Ayurveda, precisamos incluir a Psicologia e a espiritualidade, pois reflete também certas percepções sobre a natureza da vida, tais como a lei do Karma, renascimento e evolução da humanidade para uma consciência superior. A compreensão física e psicológica não leva em consideração os métodos espirituais e meditativos.
No Ayurveda existe ramos de estudos, que são:
- MEDICINA INTERNA (Kaya Chikitsa): O foco principal é o equilíbrio do dosha e do agni, com ênfase aos métodos de diagnóstico e aos estudos dos mecanismos das doenças.
- DOENÇA DA CABEÇA E PESCOÇO (Shalaka Tantra): Enfoque voltados para o problema de otorrinolaringologia e oftalmologia.
- CIRURGIA (Shalya Tantra): Sofisticados métodos de cirurgias criados a milhares de anos.
- TOXICOLOGIA (Vishagara-Vairoth Tantra): Inclui o estudo da cura e da prevenção dos problemas de contaminação do ar, da água e toxinas animais , minerais e vegetais, envenenamento e seus antídotos.
- PEDIATRIA e GINECOLOGIA: preparação para a fecundação, o pré e pós natal, tanto em relação a criança quanto a mãe. Estudo dos problemas femininos.
- REJUVENESCIMENTO: Prevenção dos processos degenerativos e métodos de rejuvenescimento a nível celular, tanto no sentido de medicamentos como procedimento, estilo de vida e comportamento.
- AFRODISÍACOS (Vajikarana): Procedimentos e ervas que aumentam Ojas, a imunidade. Afrodizíaco não se refere somente a libido sexual, mas a libido pela vida, a felicidade.
- PSIQUIATRIA: É o estudo da mente, da consciência e de seus distúrbios, totalmente baseada na Ciência do Yoga. Todos esses ramos tem uma grande contribuição a dar ao mundo moderno.
Imagem: Jeremy Bishop | Unsplash

Isabel Norões | terapeuta ayurvédica
Namastê! Comecei os meus estudos sobre o Ayurveda em 2011, o que transformou a minha vida. Criei a Morada Ayurveda para levar para mais pessoas os conhecimentos e benefícios do ayurveda.
Os Doshas em desequilíbrio
Quando acumula-se muita energia, inicia um acúmulo gerando uma deficiência da auto-regulação, gerando formas de doenças fisícas, psicológicas ou sociais.
LER MAISOs 5 sinais de um bom Agni (fogo interno)
O Agni é o fogo digestivo, ele tem o poder de transformar os alimentos, emoções, sentimentos, pensamentos e sensações em substâncias nutritivas para nosso pleno funcionamento. Quando ele está bem é capaz de limpar nossas toxinas (Ama) deixando nosso corpo e nossa mente harmonizados.
LER MAIS